0 14 min 3 anos

CHAMADA PÚBLICA PROJETO ESCOLA DE REPERTÓRIO

O Instituo Verde Novo de Desenvolvimento Humano Realiza curso sobre música tocantinense, voltado à promoção da diversidade cultural, nas cidades tocantinenses de Araguaína, Dianópolis e Palmas, através do projeto Escola de repertório.

Esta proposta se caracteriza como uma ação de formação, com vistas na promoção da produção e difusão da criação musical tocantinense.

A despeito da riqueza cultural, uma análise mesmo que superficial nos permite afirmar que não existem centros de ensino sistemático de formação musical no Estado do Tocantins. Pretende-se, com a realização deste projeto, criar espaços de conscientização e capacitação de músicos, para que sejam replicadores de conhecimentos e expressões culturais do Estado, contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e valorização da expressão cultural local.

O projeto tem o apoio do Deputado Federal Célio Moura e da Ordem dos Músicos do Brasil – OMB, Seccional Tocantins.

As inscrições podem ser realizadas pela Link: https://forms.gle/EgLfRW2zL7EXf6UG9

As inscrições ocorrerão de 20 de julho a 08 de agosto de 2021, só através do link acima ou no e-mail: escolarepertorio@gmail.com.

EDITAL N° 001/2021 INSTITUTO VERDE NOVO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROJETO ESCOLA DE REPERTÓRIO

O INSTITUTO VERDE NOVO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, Entidade Privada sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 11.379.444/0001-04, torna publico o Edital de Chamada Pública para inscrições no Projeto da ESCOLA DE REPERTÓRIO, Convênio Número 904179/2020 – 54000 – MINISTERIO DO TURISMO, conforme os termos a seguir.

1.  DAS DISPOSIÇÕES GERAIS                                                                                                  

  1. Resultante do encontro entre povos diversos, o Tocantins é um estado de construção cultural hibrida. A despeito da riqueza cultural, uma análise mesmo que superficial nos permite afirmar que não existem centros de ensino sistemático de formação musical no Estado.
  1. O projeto escola de Repertório buscará garantir a inclusão sociocultural, através da conscientização e a capacitação de músicos locais, de acordo com o Plano Nacional de Cultura, sobretudo, alinhada às metas 04, 18, 19, que estabelecem a criação de mecanismos para difusão e valorização da cultura brasileira.

2.  DOS OBJETIVOS                                                                                                      

  • Capacitar 200 músicos de diferentes regiões do Estado do Tocantins, aumentando a possibilidade de inserção dos mesmos no mercado de trabalho  formal e informal.
  • Criar espaços de conscientização e capacitação de músicos, para que sejam replicadores de conhecimentos e expressões culturais do Estado.
  • Contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e valorização da expressão cultural local.

3.  DO PERFIL DAS OFICINAS                                                                                             

  • Serão disponibilizadas 200 vagas, sendo 80 vagas para Araguaína, 40 vagas para Dianópolis e 80 vagas para Palmas.
  • Oficina – Música e Tecnologias Sociais.

Aborda a música como produto, método, processo ou técnica, capaz de solucionar problemas apontados pelas comunidades.

  • Oficina – Tocantins Profundo: Instrumentos Tradicionais Tocantinenses, Ritmos e Vivências. 

Um mergulho nas tradições culturais do Tocantins, ritmos, estilos, instrumentos, danças e causos que fazem parte do imaginário do sertanejo tocantinense e toda sua importância na atualidade.

  • Oficina  – A Pandemia, o Artísta  e a Composição.

Propõe uma leitura do cenário artístico atual diante da falta de oportunidade gerar renda devido ao isolamento, as oportunidades perdidas devido a falta de trabalhos autorais e introdução aos mecanismos de criação ferramenta fundamental do momento para a sobrevivência do artista.

  • Oficina – Rítmo Capoeboicongo e suas Misturas.

Apresentar o processo criativo originário da Aldeia TabokaGrande. Os instrumentos e a composição do ritmo que mistura as culturas do boi dos congados e da capoeira em Taquaruçu tendo como base os tambores de capoeboicongo.

3.1.5. Oficina – Música Escola e Currículo em Tempos de Pandemia.

Breve histórico da música como disciplina curricular no Brasil, abordagem sobre os espaços para o desenvolvimento de atividades musical na escola. Elaboração de plano de aula e sobre as metodologias de ensino.

  • Cada oficina terá duração de 20 horas.
  • Em detrimento da pandemia da Covid-19, todas as atividades serão realizadas em formato virtual, através da Plataforma Google Meet e Zoom.

3.3.1.O link com o endereço eletrônico para participação das oficinas será encaminhado para os e-mails dos alunos selecionados.

  • Receberão certificados os alunos que:
  1. obtiverem frequência mínima de 80% na oficina;
    1. obtiverem rendimento satisfatório na oficina, de acordo com a metodologia proposta pelo professor;
    1. responderem o questionário de avaliação da oficina.
  • O aluno que não participar da primeira aula será excluído, passando a vaga ao primeiro candidato da lista de reservas.

4.  DAS INSCRIÇÕES                                                                                                                 

  • De 20 de julho a 17 de setembro de 2021.
  • A inscrição do candidato implicará na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital.
    • As inscrições são gratuitas.
  • Para efetuar a inscrição, é necessário preencher o formulário no link https://forms.gle/EgLfRW2zL7EXf6UG9 respeitando os prazos de inscrições previstos neste edital.
    • No descumprimento de alguma das exigências de quaisquer itens deste edital, a inscrição não será homologada.

5.    DO PÚBLICO-ALVO                                                                                                                

  • Este edital é voltado à participação da comunidade em geral.
    • Poderão participar pessoas físicas, maiores de 16 anos, brasileiros ou estrangeiros, residentes em todo o Brasil, preferencialmente, no estado do Tocantins.
    • Os alunos serão chamados de acordo com a ordem de inscrição e a quantidade de vagas disponíveis para cada oficina, desde que cumpridos os requisitos deste edital.

6.  DO CRONOGRAMA DO EDITAL                                                                                          

DataDescrição
   20 de julho a 17 de setembro de 2021Período de inscrições
18 de setembro de 2021Homologação das inscrições deferidas
20 de setembroo de 2021Início das atividades (de acordo com o Anexo I)
  • As informações detalhadas sobre cada oficina estão disponíveis no Anexo I deste edital.

7.  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS                                                                                                    

  • Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Instituto Verde Novo de Desenvolvimento Humano.

Palmas/TO, 20 de julho de 2021. 

Carla Coelho Costa Jorge
Coordenadora Geral do Projeto 
Raimundo Silva de Oliveira
Diretor Executivo do Instituto Verde Novo

ANEXO I

PROJETO ESCOLA DE REPERTÓRIO

Definição do objeto do projeto

Realizar cursos sobre música tocantinense, voltado à promoção da diversidade cultural, nas cidades tocantinenses de Araguaína, Dianópolis e Palmas.

Oficina – Música e Tecnologias Sociais

Professor: Bruno Barreto

Iniciou sua carreira musical aos 14 anos de idade, como saxofonista, na Escola de Música da Guarda Metropolitana de Palmas. Em 2005 fixou residência em Goiânia onde cursou Bacharelado em Música com Habilitação em Composição (2008) e, posteriormente, Mestrado em Música, Cultura e Sociedade (2012), ambos pela Universidade Federal de Goiás. De volta à cidade Palmas em 2009, tem desenvolvido intensa atividade pedagógica na área da música. Em 2009, fundou e regeu a Orquestra Juvenil Dona Lindu, um dos primeiros projetos de musicalização infantil, através de instrumentos da orquestra sinfônica, no Tocantins. Foi professor fundador do Curso Técnico em Instrumento Musical do Colégio da Polícia Militar de Palmas. Em 2014 criou a Orquestra Viva Música, com a qual vem desenvolvendo trabalho de formação de plateia. Bruno Barreto é servidor efetivo da Universidade Federal do Tocantins, onde exerce a função de Diretor de Extensão e Cultura e é Coordenador do Curso de Licenciatura em Música EaD da UFT. Também é maestro do Coral UFT em Canto. 

Oficina – Tocantins Profundo: Instrumentos Tradicionais Tocantinenses, Ritmos e Vivências

Professor: Diego Brito

Diego Brito é músico, educador musical, pesquisador e produtor cultural. Natural de Goiânia, Brito se dedica ao ofício de Educador Musical e Produtor Cultural no Tocantins, onde reside e desenvolve diversos projetos desde 2006. Licenciado em Educação Musical pela UFG (Universidade Federal de Goiás (2004) e Pós Graduando em Gestão Cultural Contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas, do Instituto Superior De Educação De SãoPaulo – Isesp/ Itaú Cultural (2021/2022) Desde 2010 vem realizando pesquisas acerca da cultura tradicional tocantinense, tanto as manifestações culturais como os instrumentos como a música do nosso povo sertanejo. Dessas pesquisas brotaram projetos importantes projetos com o intuito de preservar e divulgar a cultura tradicional Tocantinense, como a elaboração e realização do 1oEncontro de Culturas Populares do Tocantins, realizando em Taquarussu; I MUTUM ( Mostra de Música Instrumental e Cultura Popular do Tocantins, projeto Edital Itaú Rumos Cultural 2014; Direção e Produção Musical do CD e caderno de partituras do projeto Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo – TO, projeto também do edital Itaú Rumos Cultural 2016, além de ter idealizado o Projeto Vereda (2016), projeto que visa resgatar e valorizar instrumentos musicais, cantigas, e saberes tradicionais tocantinenses através da Educação Patrimonial nas escolas municipais da zona rural de Palmas.

Oficina “A Pandemia, o Artísta e a Composição”

Professor: Luiz Tupiniquim

Licenciado em Música pela UnB- Universidade de Brasília (2012). Instrutor de Música na Escola de Música do SESI-TO (2001/2004). Delegado na 1ª Conferência Nacional de Cultura (2005), Brasília-DF. Delegado da 2ª Conferência Estadual de Cultura (2009) -Palmas – TO. Violonista, Guitarrista, Cantor, Compositor, Produtor Musical. Diretor de Cultura (2009/2013). Coordenador de Cultura de 2014 a 2019 na prefeitura de Araguaína-TO, Professor de Capoeira Angola, Professor de Hatha Yoga. Pós graduado em Metodologia do Ensino de Artes, pela UNINTER-Centro Universitário Internacional (13/04/2017), Tutor presencial do Curso de Música EAD da Universidade Claretiano de 2019 a 2020. Coordenador da OMB-TO, na regional Araguaína -TO, código 019.010.CRS.2020/OMB-TO.

Oficina – “Rítmo Capoeboicongo e suas Misturas”

Professor: Wertemberg Nunes

Wertemberg Nunes é Bacharel em Turismo – habilitação em gestão de eventos, diretor e ator de teatro cinema e TV, compositor e bonequeiro. Tocantinense de Gurupi passou a infância em Ponte Alta na região do Jalapão e Porto Nacional onde iniciou sua vocação de ator, constituindo carreira artística em Goiânia a partir de 1978, no Grupo Teatro Opinião. Está no Tocantins desde 2000, depois de andar pelo Brasil em uma expedição de pesquisas com os princípios de compreender o universo de expressividade humana e imaginário popular. Atuante no movimento cultural foi membro do Conselho Setorial de Música do Ministério da Cultura, representando a região Norte e membro do Comitê Técnico do mesmo setorial (2010/2011), foi um dos idealizadores do Movimento de Políticas Públicas para a cultura no Tocantins – MOVE-TO.

Criou em 2000, no distrito de Taquaruçu a Aldeia TabokaGrande – um lugar de mitos e lendas dedicado as representações simbólicas da natureza humana e dos elementos naturais da região.  Reconhecido pelo PrêmioNacional de Cultura Popular do MINC – Mestre DUDA – em 2007, participou do IV Mestres do Mundo e Seminário Nacional de Culturas Populares do MINC – 2008.

Oficina – “Música Escola e Currículo em Tempos de Pandemia”

Professor: Luciano de Souza

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, Especialização em Educação Musical Ucam Prominas, Aperfeiçoamento em Currículo e e Metodologia da Educação Integral. UFT . Professor – PII – Secretaria Municipal de Educação de Palmas -TO e. Atuando
principalmente nos seguintes temas: Conselhos de Políticas Culturais e de Educação, música e educação, música na escola e Didática Musical área sindical. Como ex-colaborador do SESC atuou em importantes projetos nacionais como Palco Giratório e Sonora Brasil, participou na implantação CDRM do Centro de Difusão Musical da
Entidade além de outros projetos de âmbito Estadual. Presidente Fundador do Sindicato dos Músicos do Estado do Tocantins participou do CNPC/Minc Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura no período de 2012 a 2016 como conselheiros representante da sociedade civil atuando em avaliações e proposições de políticas públicas públicas como os Editais de Cultura entre outros. Atua como educador a mais de 17 anos na rede pública de ensino, como produtor cultural é diretor do ponto de cultura Viola de Arame da Web Rádio Portal do Jalapão e Editor do Site CULTURA-TO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *