O Instituto Verde Novo de Desenvolvimento Humano” realizará cursos profissionalizante de corte, costura e bordado (Projeto Criar) em parceria com o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social. O objetivo do curso será capacitar moradores para a geração de renda por meio da produção de roupas, acessórios e artesanato.
Durante o curso, os participantes irão aprender técnicas de corte, costura e modelagem de tecidos, costura à máquina, aplicação de bordados e acabamento de peças. Além das aulas práticas, o curso também oferecerá aulas de empreendedorismo e gestão de negócios, para que os alunos (s) possam aprender a gerir sua própria empresa.
A iniciativa tem como foco a inclusão social e a geração de renda para a comunidade local, especialmente para mulheres que buscam uma alternativa de trabalho. O curso será aberto a todas as idades e gêneros.
“Acreditamos que a qualificação profissional é um passo fundamental para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o Diretor Executivo do Instituto Verde Novo “.
Ao final do curso, os participantes apresentarão suas peças em uma exposição aberta à comunidade, celebrando o sucesso da iniciativa e mostrando o resultado de seu trabalho duro e dedicação.
Essa é uma iniciativa importante para incentivar a inclusão social e a geração de renda em comunidades vulneráveis. Deve servir de exemplo para outras organizações e instituições que buscam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades carentes.
O Projeto será realizado nas Cidades de Araguatins, Araguaína e Formoso do Araguaia e irá atender 150 pessoas.